O terceiro domingo do programa Domingão Tarifa Zero, aliado ao dia de sol forte em Teresópolis, fez com que quase 26 mil pessoas utilizassem os ônibus para se deslocar pela cidade. A quantidade de passageiros foi 95% superior aos domingos do ano passado, sem a gratuidade no transporte público, e cresceu 31% em relação ao primeiro domingo do lançamento do projeto, no dia 05 de janeiro.
Domingo (19/01), 25.952 viajaram nos ônibus municipais, em especial para chegar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que além das cachoeiras e outros atrativos naturais, estava recebendo a programação do Sesc Verão 2025. Para atender a demanda, foram disponibilizadas quase 100 viagens a mais, principalmente ligando os bairros da área urbana e do interior do município ao centro da cidade, e de lá para os bairros do Alto e do Soberbo, para onde a maior parte das pessoas se deslocavam.
“Estamos trabalhando junto com a prefeitura e ouvindo as contribuições que chegam da população para, gradativamente, ampliar os horários conforme a demanda, já que se trata de um projeto totalmente novo e com uma dinâmica e volumes de deslocamentos diferentes do que tínhamos”, afirma o gerente de operações da Viação Dedo de Deus, Auvanir Júnior, lembrando que todas as manifestações para melhorias podem ser enviadas para o serviço de atendimento ao cliente da empresa.
O diretor da viação, Marcelo Augusto, lembra que a tarifa zero aos domingos é o projeto mais ousado e inclusivo já desenvolvido pela prefeitura para o transporte público de Teresópolis e que vem se mostrando uma decisão acertada diante da enorme quantidade de pessoas impactadas. “Estamos falando de famílias inteiras beneficiadas. Ganha a população e ganha a cidade. Com uma tarifa de ônibus mais barata ou gratuita, as pessoas economizam, ganham qualidade de vida, e o comércio e o turismo se desenvolvem mais”, aponta Marcelo ressaltando que a empresa vem avaliando toda semana o nível de atendimento e realizando os ajustes necessários a cada domingo.
O Programa Domingão Tarifa Zero foi lançado pela Prefeitura de Teresópolis no dia 5 de janeiro e anunciado pelo prefeito Leonardo Vasconcellos como um dos primeiros atos do governo, de acordo com os termos previstos na lei que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Junto com ele, a prefeitura lançou também o aplicativo Vai de Ônibus, onde os passageiros podem acompanhar o coletivo em tempo real, e o Programa Tarifa Cidadã, que diminui, gradativamente, o valor da tarifa de ônibus na cidade, começando de R$ 5,30 para R$ 4,90.