Chuva em Teresópolis: Prefeitura segue mobilizada no atendimento à população, na cidade e no interior

Órgãos estaduais, como a PM, Corpo de Bombeiros e INEA, também prestam apoio aos moradores

Com as intensas chuvas que caem em Teresópolis, as secretarias municipais seguem prestando atendimento à população, tanto na área urbana, quanto na zona rural da cidade. Equipes das secretarias de Defesa Civil, de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Serviços Público, Meio Ambiente e Agricultura, entre outras, estão em diversas localidades para prestar atendimento aos moradores, em especial, nos bairros e localidades onde ocorrem alagamentos, deslizamentos de terra, obstrução de vias e transbordamento de rios, entre outras ocorrências. Veículos da Prefeitura e do Governo do Estado, estão dando suporte ao atendimento à população. A previsão do tempo para as próximas horas é de probabilidade de chuva moderada a forte.

Boletim Atualizado da Defesa Civil

De acordo com Boletim Atualizado da Defesa Civil, às 15h30, foram registradas 16 ocorrências, entre elas, deslizamentos de terra, afundamento de via, vistorias e enchente. Os pontos de apoio estão abertos para abrigar moradores, sendo 8 o número desalojados.  Os maiores volumes de chuva registrados são Vale da Revolta, com 238.8mm, Parnaso, com 229.6mm, e Barroso, com 198.6mm, além de alagamentos, em vários pontos, e transbordamentos do Rio Paquequer, nas regiões da Beira Linha, Caxangá, Meudon, Três Córregos e Vargem Grande.

Secretários, servidores e técnicos estão prestando atendimento nos bairros Beira Linha, Ilha do Caxangá, Granja Guarani, Barra do Imbuí, Posse, Caleme, Vale da Revolta, e Vila Muqui, na área urbana, entre outros bairros, e também em localidades do interior do município, como Vargem Grande e Venda Nova.

Reforço do Corpo de Bombeiros e do INEA

O Comando da Área Serrana do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro está se deslocando para Teresópolis para dar reforço operacional, com militares especializados em Operação em Desastres. Além disso, o 16ª GBM está reforçando o Quartel de Bonsucesso, no 3º Distrito, para agilizar o atendimento no interior. O INEA, que já havia enviado veículos e máquinas para Teresópolis nesta sexta, está providenciando o envio de mais veículos para reforçar a operação na cidade.

Transporte Público e Serra Rio-Teresópolis

Conforme Comunicado da Viação Dedo de Deus, divulgado às 15h15, o transporte público foi totalmente interrompido na cidade, devido à impossibilidade de circulação segura dos ônibus, em diversos pontos e bairros do município, em decorrência dos alagamentos. A normalização da operação deve ocorrer gradativamente, com a diminuição dos alagamentos.

A Ecovias Rio Minas, concessionária que administra a BR-116, informou que devido às fortes chuvas, o trecho de Serra que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis está totalmente interditado. A concessionária segue em estágio de alerta e monitorando o trecho.

Estabelecimentos Comerciais

A Prefeitura também solicita que os estabelecimentos comerciais sejam fechados. A medida é por motivo de segurança e prevenção de todos. Além disso, a Defesa Civil Municipal reforça que, se possível, a população deve evitar sair de casa, pois há diversos pontos de alagamento nos bairros e nas localidades do interior, e moradores de áreas de risco devem se abrigar em locais seguros, como os Pontos de Apoio, em escolas e igrejas, e casas de parentes.

Em caso de emergência, ligue para 0800 202 1066 ou entre em contato via WhatsApp  2742-8264 (TIA). A Prefeitura reforça também que todos fiquem atentos aos alertas via SMS e sirenes, além dos comunicados divulgados nas redes sociais e canais oficiais do município.

Fotos: SECOM PMT

Compartilhe Essa Matéria

Facebook
WhatsApp